segunda-feira, 6 de agosto de 2012

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESTADOS AMERICANOS (SIEA)

O VI SIEA - Simpósio Internacional Estados Americanos: pesquisas acadêmicas contemporâneas, entre 22 e 26 de outubro de 2012, será sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com organização do Programa de Pós-graduação em História da instituição em uma parceria com diversas universidades, entre elas a UPF, PUC-RS, UnB, UFPel, UFF e PUC-SP.

As inscrições de trabalhos para os simpósios temáticos acontece até o dia 30 de setembro e demais informações (como as normas para confecção do artigo) podem ser acessadas através do download da segunda circular do evento AQUI ou a partir do e-mail visiea2012@gmail.com.


A Profa. Dra. Isabel Bilhão (UPF), integrante do GT Mundos do Trabalho da ANPUH-RS, em parceria com o Prof. Dr. Aldrin Castellucci (UNEB), coordenarão o simpósio intitulado Do regional e nacional ao transnacional: as pesquisas contemporâneas sobre os mundos do trabalho, cujo resumo da proposta pode ser conferido abaixo.

"A história do trabalho passou por mudanças profundas e importantes nas três últimas décadas. Ela deixou de ser um campo muito restrito no qual as pesquisas eram centradas principalmente na realidade de São Paulo durante a Primeira República, e atendeu ao apelo para que fossem feitos estudos sobre outros períodos históricos e acerca das demais cidades e regiões do Brasil. A partir de então, inúmeros trabalhos foram realizados sobre trabalhadores dos mais diversos tipos, submetidos a diferentes estatutos jurídicos e condições sociais de norte a sul do país, antes da abolição formal da escravidão (1888) e depois de 1930. Além disso, mais recentemente, observou-se que há fenômenos que extrapolam as fronteiras dos Estados Nacionais e podem ser explicados em toda a sua complexidade quando analisados em uma perspectiva transnacional. Além dos temas clássicos da história do movimento operário (os sindicalismos de matriz reformista, revolucionário e outros, as greves e as ideologias de protesto social como os socialismos e os anarquismos), o presente simpósio temático propõe-se a congregar discussões sobre os diferentes enfoques relacionados às vivências no interior dos mundos do trabalho, tanto em âmbito nacional quanto internacional, nos  espaços rurais e urbanos, abarcando o período escravista e o pós-abolição, na experiência brasileira e dos demais recortes temporais pertinentes aos diferentes casos nacionais. Pretende-se analisar a interface entre trabalho e circulação de ideias e militantes, as construções identitárias cruzando trabalho, etnia, nação e gênero, as relações de poder, negociação, resistência e conflito, as manifestações culturais, o lazer e as relações familiares. Serão bem vidas comunicações que tratem de temáticas tanto a partir de estudos de caso, quanto de análises comparativas sobre diferentes casos nacionais".

Nenhum comentário: