segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FRONTEIRAS E IDENTIDADES

Acontece de 25 a 28 de setembro de 2012, na Universidade Federal de Pelotas - RS, o I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. Com inscrições para apresentação de trabalhos nos simpósios temáticos e pôsters até o dia 13 de agosto, será o primeiro evento internacional organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, congregando pesquisadores brasileiros, latino-americanos e europeus em torno da temática "fronteiras e identidades", área de concentração do mestrado em História da instituição.


Além das conferências e mesas redondas, a programação inclui 23 simpósios temáticos que abordarão a diversidade de pesquisas e facetas de áreas específicas do conhecimento histórico no diálogo com o tema central do evento. Entre os simpósios, destacamos o de número 19, intitulado O Mundo do Trabalho em perspectiva histórica, coordenado pelas professoras doutoras Beatriz Ana Loner e Gláucia Konrad, ambas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Confiram abaixo o resumo da proposta:

"Este simpósio pretende congregar pesquisas sobre trabalho em perspectiva histórica, ou seja, referentes ao trabalho e trabalhadores, seja como  patrões, senhores, empregados, escravos, operários e artesãos, ou até mesmo empresários, ao longo dos últimos cinco séculos, tendo por base o seu vínculo com o trabalho, ou que envolvam manifestações culturais, políticas ou sociais originadas da inserção na esfera produtiva de alguma forma.
Assim, o simpósio está aberto a estudos sobre mobilizações e lutas coletivas, projetos individuais de vida, estudo de trabalhadores segundo o gênero ou etnia, formas de relacionamento e resistência do trabalhador, biografias, lazer, recreação e manifestações culturais variadas. Ainda estão incluídos estudos sobre instituições e organizações,  como sindicatos, centrais sindicais, clubes, associações empresariais ou operárias, partidos e correntes políticas cujo apelo seja dirigido especificamente aos trabalhadores.
Por outro lado, as mais modernas pesquisas sobre o trabalho, tem-se dedicado a avaliar de forma integrada tanto o trabalhador livre quanto o escravo,  e, dessa forma, serão bem vindas todo o tipo de pesquisas que tratem da transição de uma forma de trabalho a outro, ou dos limites da liberdade do agente do trabalho em cada período histórico". (Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/ich/eifi/sts/st19.html)

Para mais informações sobre o evento e sobre as inscrições, acessem o sítio eletrônico do encontro AQUI.

Nenhum comentário: