terça-feira, 6 de março de 2012

ATA DA REUNIÃO DO GT-MUNDOS DO TRABALHO – 03/03/2012

A reunião do Gt-Mundos do Trabalho começou perto das 14hs e 15min, com a presença dos seguintes colegas: Melina Perussatto, Benito Schmidt, Ícaro Bitencourt, Sarah Calvi, Beatriz Loner, Silvia Petersen, José Carlos Cardozo, Alisson Droppa, Rafael Linck, Thiago Araújo, Frederico Bartz, Nauber Gavski, Regina Xavier e Jônatas Caratti.

A pauta da reunião foi a seguinte: breve relato das VI Jornadas do Gt Mundos do Trabalho, em Santa Maria; Proposta de simpósios temáticos do Gt para o XI Encontro Estadual de História e assuntos gerais (Sugestões da Professora Silvia Petersen, indicações para próxima gestão do Gt, 2012-2014 e relato do Prof. Benito sobre a questão do salvamento de acervos documentais).

Inicialmente, os colegas Benito, Jônatas, Beatriz, Alisson e Nauber, comentaram a respeito das jornadas do Gt em Santa Maria. O colega Thiago apresentou a ideia para esta e a próxima gestão de que nas próximas jornadas haja um tempo maior para a inscrição e confecção dos artigos que serão apresentados. Sobre o formato das jornadas, Benito opinou que os coordenadores devem arriscar algo para o próximo encontro, em 2013. Segundo Benito, seria interessante substituir as conferências/mesas-redondas por debates mais abertos sobre um tema, buscando articular e aprofundar questões surgidas durante os ST’s. A professora Beatriz também contribuiu sobre a questão. Por fim, foi colocado a necessidade de organizar as jornadas com mais antecedência, partindo já do próximo encontro, em julho de 2013, em Rio Grande.

Em seguida, iniciou-se um debate sobre o formato da proposição dos simpósios para o Encontro Estadual de História. A ideia era avançar no que se refere à dicotomia trabalho escravo – trabalho livre. A professora Beatriz propôs um simpósio, junto com o professor Paulo Moreira, sobre “Protagonismo negro”, focando o trabalho escravo e livre, negro. O simpósio foi incorporado como sendo do Gt-Mundos do Trabalho e, posteriomente, foi criado um segundo simpósio: Trabalhadores e trabalhadores como objeto: questões teóricas e metodológicas nas pesquisas recentes. Segundo sugestão da professora Silvia Petersen, a ideia deste último simpósio proposto é “congregar trabalhos que discutam em suas pesquisas aquilo que considerem questões teóricas e, também, os caminhos de sua pesquisa”.

Antes da realização da reunião do Gt, a professora Silva Petersen também enviou um e-mail à coordenação com algumas sugestões. Creio que várias de suas sugestões foram incorporadas nas próprias discussões sobre os simpósios propostos pelo Gt-Mundos do Trabalho. No entanto, é importante elencarmos as questões enviadas aqui: 1 – Porque os simpósios do GT (e não só os do nosso GT), apesar de apresentarem propostas específicas de temas, acabam por ficar bastante indiferenciados se observamos o elenco de comunicações neles inscritas? / 2 - Porque as comunicações frequentemente “desconhecem” e quase sempre apenas tangenciam os temas dos respectivos simpósios?

Prosseguindo: 3 - Porque há tantas comunicações sobre o tema do nosso GT apresentadas fora dos simpósios que oferecemos? Por que nossos simpósios não atraem estes trabalhos? Onde estamos falhando para que eles não se sintam contemplados? 4 - Porque pouco se avançou na intenção de integrar mais os estudos sobre o trabalho escravo com o livre, sobre o pré e o pós- abolição, sobre os cortes cronológicos relativos a estas questões etc? 5 - O que fazer para que os projetos de pesquisa de ME e DO não venham para a apresentação na expectativa de obterem dos assistentes uma espécie de “sessão de orientação” e sim venham como contribuições para o tema em pauta.

Sobre a inclusão de novos colegas no Gt-Mundos do Trabalho, os presentes apresentaram novos nomes: Maria Angélica Zubaran, Helen Osório, Paulo Zarth, René Gertz, Luis Farinatti, Lorena Gill, Karl Monsma, Paulo Moreira. Ficou combinado que a coordenação do Gt, com auxílio dos colegas, irá enviar uma carta-convite. Além disso, ficou estabelecido que o grupo enviará para o e-mail do Gt, contato de outros colegas.

Por fim, foram abordadas mais duas questões da pauta “Assuntos Gerais”: a próxima gestão e o relato do Benito sobre o descarte de documentos no TJ-RS e as ações tomadas pela ANPUH Nacional e ANPUH-RS em prol da preservação deste acervo. Para a próxima gestão foi convidado colega Alisson Droppa, que aceitou prontamente a futura vice-coordenação. Sobre a coordenação, foi pensado na professora Isabel, no entanto, ainda não foi decidido. A reunião acabou aproximadamente às 17hs e 35 min.

Jônatas Marques Caratti
Vice-Coordenador do Gt-Mundos do Trabalho (Anpuh-RS)

Nenhum comentário: