sábado, 8 de outubro de 2011

Simpósio "História Social do Trabalho: fronteiras em questão"

Este simpósio integra o plano de atividades do projeto PROCAD-CAPES/ UFRGS, UFSC e UFRRJ, “Cruzando fronteiras: A história do trabalho no Brasil para além das dicotomias tradicionais” sob a coordenação da Profa. Regina Xavier (UFRGS) e visa:

a) Apresentar e discutir trabalhos concluídos ou pesquisas em andamento realizados pelos integrantes das três equipes do PROCAD.

b) Realizar um balanço das contribuições destas equipes para as reflexões temáticas, teórico-metodológicas e técnicas no campo da História Social do Trabalho.
Este evento é aberto ao público e conta como o apoio do Departamento e Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Quando: dias 24 e 25 de outubro
Local: Mini-Auditório do IFCH/UFRGS – Campus do Vale

PROGRAMAÇÃO
Dia 24 de outubro

Cruzamento de fronteiras historiográficas:
Aproximações, tensões e cruzamentos entre temas que tinham fronteiras relativamente consolidadas  na historiografia do trabalho: o trabalho urbano e o trabalho rural, o trabalho escravo e o trabalho livre, o trabalho doméstico e o público, o movimento operário pré e pós 1930, ou pré e pós 1964, cultura popular e cultura letrada.

9h-9h.45 - Vânia Maria Losada Moreira (UFRRJ): Territorialização e trabalho nas novas vilas dos índios da capitania do Espírito Santo, 1755-1798.
9h.50-10h:35     - Helen Osório (UFRGS): Trabalho escravo e trabalho livre na pecuária
10h.40-11h.25 - Beatriz Mamigonian (UFSC): Trabalhadores de origem africana e a História social do trabalho nos últimos cinqüenta anos
11h.30 -12h. - Fabiane Popinigis (UFRRJ): Problemas de pesquisa: transformações no mundo do trabalho em Desterro – século XIX”.
Almoço
14h:15-15h.30 - Caetana Damasceno (UFRRJ): Da cor à boa aparência no mundo do trabalho doméstico: problemas estratégicos de pesquisa.
15h.35- 16h.10 - Benito Schmidt  (UFRGS): Biografias de militantes operários e de trabalhadores e o cruzamento de fronteiras historiográficas.
16h.15-18h.00 - Balanço das contribuições dos trabalhos dos pesquisadores do PROCAD (1ªparte)

Dia 25 de outubro

Circulação nos mundos do trabalho
Debate sobre inúmeras formas de circulação nos mundos do trabalho: circulação de idéias - por exemplo, sobre escravidão e liberdade, ideologias políticas, práticas culturais, ou, desde outra perspectiva, entre a historiografia e o livro didático e outras formas de história pública. Circulação de indivíduos e grupos - por exemplo, no contexto da diáspora africana ou no âmbito da perseguição de militantes socialistas, anarquistas ou comunistas, ou no plano das migrações da força de trabalho.

9h-9h.45 - Álvaro Pereira do Nascimento (UFRRJ): Um mulato na imprensa da Baixada Fluminense: possibilidades de ascensão no pós-abolição.
9h:50- 10h.35 - Regina Xavier (UFRGS) - Teorias raciais, identidades étnicas no pós-abolição.
10h.40-11h.25 - Paulo Pinheiro (UFSC) - Política de terras em Santa Catarina, 1850-1912
11h.30-12h.15 - Jean Rodrigues Sales (UFRRJ) - A revolução cubana e as Ligas Camponesas no governo João Goulart
Almoço
14h.15- 15h.30 - Sílvia Petersen (UFRGS) - Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho e dos trabalhadores nos livros didáticos brasileiros do final do século XIX e início do XX”
15h.35 – 16h.10 - Adriano Duarte (UFSC) - Mundos do trabalho, identidade nacional e cultura popular: o Estado Novo e a política de boa vizinhança.
16h.15-17hs30 - Alexandre Fortes (UFRRJ) - “O operariado brasileiro e a Segunda Guerra Mundial: Classe, etnicidade e nacionalismo nas origens do sistema político populista”
17hs35-18hs35 - Balanço das contribuições dos trabalhos dos pesquisadores do PROCAD  (2ªparte)


***

Nenhum comentário: