terça-feira, 28 de setembro de 2010

Relato da reunião - 18/09//2010

Reunião Administrativa - Sede da Anpuh-RS - 18 de setembro de 2010.
Data e local: 18 de setembro de 2010, na sala da ANPUH-RS.
Coordenadores da reunião: Gláucia Konrad e Jônatas Caratti.

Pauta
1) Relato da última reunião do GT-Mundos do Trabalho

  • De acordo com os getistas presentes na reunião, o Encontro Estadual de História, realizado pela ANPUH-RS, alcançou seus objetivos. O GT Mundos do Trabalho organizou dois simpósios temáticos. O primeiro deles, intitulado 'Historiografia do Trabalho no RS: novos tem as, abordagens e problemas; e o segundo, 'Historiografia do Trabalho no RS: a questão regional e nacional'. Ambos os simpósios foram bem prestigiados pelos participantes, além de contarem com debates relevantes para a temática.
2) Descentralização das reuniões administrativas do GT Mundos do Trabalho

  • A ideia sobre a descentralização das reuniões administrativas do GT em Porto Alegre, chegou a ser citada no último encontro (Santa Maria).Os getistas que participaram da reunião do dia 18 de setembro, acharam importante o deslocamento da reunião, pois abriria mais espaço para que outros colegas pudessem acompanhar os mais recentes debates da temática do Mundos do Trabalho. A próxima reunião do GT seria em Pelotas, dia 20 de novembro.
3) Participação dos getistas no Seminário Internacional Mundos do Trabalho (Florianópolis, SC)

  • Houve uma sugestão, durante a reunião do GT em Santa Maria, de contratar um ônibus para o deslocamento dos getistas até o encontro de Florianópolis. No entanto, pelo diminuto número de interessados, essa ideia foi abortada. O GT se responsabilizará em passar informações acerca de inscrição para ouvintes hospedagem aos interessados.
4) Algumas ideias propostas pelos coordenadores em sua gestão 2010-2012.

  • Os coordenadores do GT Mundos do Trabalho da ANPUH/RS apontaram alguns caminhos para realização de projetos durante sua gestão. Um dos projetos é aproximar o público acadêmico dos professores e estudantes do Ensino Básico. O getista e vice-coordenador, Jônatas Caratti, apresentou algumas ideias que já tem desenvolvido como professor de História do Ensino Fundamental. Parceria com sindicatos, por exemplo, tem levado o público adolescente para fora da sala de aula, enriquecendo o conhecimento por meio de experiências transformadoras.O getista Frederico também compartilhou suas experiências didáticas, mostrando ser possível a aproximação do GT das escolas públicas e privadas da capital e região metropolitana. Além desse projeto, o GT promoveria cursos de extensão, debatendo questões que dizem respeito aos mundos do trabalho livre e escravo.
5) Discussão do texto de Sidney Chalhoub e Fernando Teixeira da Silva

  • Discutiram o texto os getistas: Diorge, Glaucia, Benito, Frederico e Jônatas. O artigo possui um caráter de balanço historiográfico, no entanto, trabalhos como este já foram fartamente levantados, o que deixou a impressão do texto não acrescentar muito para o debate. Os getistas Diorge e Benito sentiram falta de diversos trabalhos (dissertações e teses) publicadas ou não aqui no Rio Grande do Sul. Os professores Sidney e Fernando não levaram em conta a contribuição de trabalhos fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, apesar de questionarem a falta de diálogo entre as pesquisas sobre escravidão e trabalho livre, os autores não aprofundaram a questão.
Jônatas e Gláucia, novos coordenadores do GT.

*****

Nenhum comentário: